terça-feira, dezembro 04, 2007

GUADIANA PRECISA DE FUTURO

por José Mateus (consultor de comunicação e autor do blogue CLARO)

Rio com história e muitas estórias e a precisar de futuro, o Guadiana foi, desde há vários milhares de anos, uma das artérias fundamentais das trocas comerciais e culturais não só deste território que é Portugal mas de toda a Península. Nas suas margens nasceram há milénios, prósperas cidades – Castro Marim, Alcoutim, Mértola e outras, entretanto desaparecidas, como Konistorgis - que tiveram vida cultural e económica bem animada, tiveram capacidades militares, tiveram projecção política e até chegaram a cunhar moeda.

No século XX ainda, o Guadiana era a grande auto-estrada para quem fazia percursos do Pomarão até Vila Real de Santo António. Gentes e mercadorias transitavam para cima e para baixo pelo Guadiana. Depois, em meados do século XX, veio o domínio da estrada e dos carros e o pobre do Guadiana foi esquecido e abandonado. Entrou em depressão económica e social. Séries sucessivas de presidentes de câmara têm olhado para ele mas não vêem nada… Ou apenas vêem um sítio para dar uns mergulhos e umas braçadas.

Há uns anos, porém, o Guadiana foi redescoberto e valorizado para uma certa actividade económica. E começou uma época em que se os dias parecem calmos, as noites são muito agitadas… Tráficos de toda a ordem, incluindo o tráfico de armas, fizeram das noites do Guadiana uma animação. E nas suas margens até umas colombianas vieram residir… Porque se há muitos tráficos, a verdade é que a droga é ali rainha.

E já chegámos a um ponto em que lanchas aparecem e lanchas desaparecem… até de instalações confiadas às autoridades. Em suma, a coisa tornou-se um farrabadó!

É mais que tempo da polícia fazer o seu trabalho. E é mais que tempo dos senhores presidentes de câmara verem no Guadiana uma oportunidade soberana de desenvolvimento económico. Se não souberem como, eu sugiro que a Rádio Gilão organize umas conferências e seminários sobre o assunto… Há-de aparecer alguém para explicar o que fazer e como fazer.

Triste é isto de os traficantes terem descoberto o que os autarcas não viram… E esta situação, meus senhores, não pode durar!

NOTA: Os comentários de José Mateus são emitidos todas as terças-feiras, às 9,30 horas, com repetição às 15 e às 21 horas.