sexta-feira, novembro 30, 2007

10 Milhões de Estrelas, um gesto pela Paz


por Albino Martins (director do Centro Paroquial de Cachopo)

Pelo quinto ano consecutivo está em curso a Operação “10 Milhões de Estrelas – Um Gesto pela Paz” promovido pela Cáritas Portuguesa, em parceria com todas as Cáritas Diocesanas de Portugal Continental, Madeira e Açores.

O objectivo desta operação é motivar cada cidadão para a aquisição de uma vela que, quando acesa, simbolize a adesão de toda a população portuguesa à causa da Paz.

A vela é apenas um sinal e um instrumento que facilita a partilha de bens com os mais pobres, porque enquanto persistirem tantas e tão graves desigualdades no mundo, não haverá paz na terra mesmo para “os homens de boa vontade”.

«10 Milhões de estrelas – um gesto de Paz» desenvolve-se em gestos concretos, colectivos ou de cariz familiar, que dêem visibilidade à esperança de um mundo mais justo, mais solidário e mais pacífico.

Assim, na noite de Natal, todos os que partilham estes valores são convidados a fazer brilhar as janelas e varandas das suas casas com velas acesas. Pelas cidades, vilas e lugares, milhares de velas vão aquecer a noite, como sinal da mesma esperança e do mesmo compromisso pela sua construção.

Das verbas recolhidas pela Operação 10 Milhões de Estrelas – Um Gesto pela Paz 2007, 30% destinam-se a apoiar um projecto da Cáritas de Angola, direccionado para as mulheres em situação de risco. Os restantes 70% serão canalizados por cada uma das Cáritas Diocesanas para projectos nacionais.

A Cáritas Diocesana do Algarve, utilizará essa verb para a construção do Lar da Mãe, uma valência que pretende acolher mulheres grávidas que querem ter os seus filhos e não têm condições para tal, muitas delas abandonadas pelas famílias e vítimas de maus-tratos por parte dos companheiros.

NOTA: Os comentários de Albino Martins são emitidos todas as sextas-feiras, às 9,30 horas, com repetição às 15 e às 21 horas.