sexta-feira, novembro 16, 2007

Rede de Cuidados Continuados


por Albino Martins (director do Centro Paroquial de Cachopo)

Uma sociedade que não ama nem respeita os seus mais velhos é uma sociedade desumanizada, sem alma e sem futuro.

Nada do que nós desfrutamos chegou até nós por acaso. O que nos foi chegando e perdura é, frequentemente, mais fruto do trabalho, da dedicação, do amor, com muitos sacrifícios e lutas pelo meio, daqueles que nos precederam, que do nosso trabalho e engenho pessoal.

Saborear a alegria de viver, ainda que com as limitações que a idade impõe, não é possível sem se estar rodeado de um ambiente de amor e gratidão, de apreço e estima.

Na recta final da vida, já muita coisa se dispensa, não o sentir-se amado e acarinhado.

Assim, regozijo-me hoje com uma iniciativa política merecedora de apreço.

Trata-se da prioridade que o Governo, através dos Ministérios da Saúde e do Trabalho e Solidariedade Social, está a dar à criação de uma Rede Nacional de Cuidados Continuados Integrados às pessoas em situação de grande dependência.

É importante que estes nossos concidadãos se sintam apoiados pelos profissionais de saúde, num processo que envolva as famílias, proporcionando bem-estar e o sentimento de que não estão abandonados.

Que esta medida não discrimine ninguém por motivos financeiros e que se articule com as diversas soluções de apoio social promovidas pelos profissionais das Instituições Particulares de Solidariedade Social.

NOTA: Os comentários de Albino Martins são emitidos todas as sextas-feiras, às 9,30 horas, com repetição às 15 e às 21 horas.