terça-feira, novembro 06, 2007

A Crise do Hospital e a Politiquice Politiqueira

por José Mateus (consultor de comunicação e autor do blogue CLARO)

A crise do hospital de Faro desencadeou uma tempestade num copo de água… Macário Correia criticou a situação e aparentemente fê-lo de um modo ambíguo e pouco cuidado. José Apolinário aproveitou a deixa e fez uma crítica cerrada às ambiguidades de Macário Correia.

Apolinário não admite – e bem – que Macário use a sua posição de presidente da AMAL para para fazer política partidária. “A AMAL – diz Apolinário – não é um órgão do PSD e Macário não pode usar desta posição para assumir posições que a AMAL não discutiu democraticamente”. O presidente da câmara de Faro tem razão, como é óbvio. E as declarações de Macário, por muito que ele agora se explique, ficam irremediavelmente prejudicadas… Para a próxima, é conveniente que Macário não seja ambíguo, não jogue nas ambiguidades, clarifique a sua posição e seja claro no que diz.

Mas a moral desta estória é outra. É a incapacidade dos políticos algarvios de se entenderem na defesa dos interesses do Algarve. Porque se é verdade que Apolinário tem razão e se é verdade que Macário não devia ter usado a crise do Hospital de Faro para política politiqueira, também é verdade que enquanto for assim não há política, com P grande, para defender os algarvios… E neste cenário todas as crises são possíveis no hospital de Faro ou em qualquer outro lado sem que o Algarve se saiba defender!

E – deixem-me que vos diga – não é com a regionalização que se resolve esta incapacidade dos políticos algarvios de fazer política a sério e defender o Algarve… Pelo contrário, a regionalização só virá agravar esta politiquice. Portanto, mais do que regionalizações, o que precisamos realmente é de gente capaz!

NOTA: Os comentários de José Mateus são emitidos todas as terças-feiras, às 9,30 horas, com repetição às 15 e às 21 horas.