terça-feira, outubro 16, 2007

ORÇAMENTO E… MEMÓRIA

por José Mateus (consultor de comunicação e autor do blogue CLARO)

Vem aí o novo orçamento de Estado, o orçamento para 2008. Falemos, então, desse orçamento.

Mira Amaral e Miguel Beleza, dois ex-ministros do PDS de Cavaco, reconhecem hoje no Diário Económico, que é positiva a actuação do Governo na luta contra o défice que já permite tirar o nosso país da “lista negra” de Bruxelas. Da lista negra do défice.

De facto, como recorda Jorge Coelho, também no Diário Económico, o défice, que ultrapassava os 6% quando Sócrates chegou ao Governo, está agora nos 3%! A economia, que estava com crescimento negativo, está agora a crescer quase a 2%! E a dívida pública também apresenta bom comportamento: ou seja, está a descer… Está tudo bem? Não, mas o que não podemos é ter a memória curta.

Temos de saber de que situação partimos e temos de recordar quem nos meteu nela. Temos de saber em que direcção vamos e que caminho estamos a fazer. Temos de saber o que queremos e como lá chegar. É bom, portanto, recordar isso agora e até recordá-lo ao novo presidente do PSD. Luís Filipe Menezes diz que não se resigna ao crescimento mínimo garantido da economia assegurado por este governo e que, diz ele, parece satisfazer Sócrates…

Quando o défice era de mais de 6%, quando a economia não crescia mas antes minguava e quando a dívida pública aumentava, o primeiro-ministro chamava-se … Santana Lopes. Este senhor, por qualquer razão que a razão desconhece, é hoje o nº 2 real do PSD.
Oh, Dr. Menezes, peça ai ao seu nº 2 que lhe refresque a memória… Se é que ele se lembra de alguma coisa…

NOTA: Os comentários de José Mateus são emitidos todas as terças-feiras, às 9,30 horas, com repetição às 15 e às 21 horas.