terça-feira, outubro 02, 2007

O turismo tão maltratado...

por José Mateus (consultor de comunicação e autor do blogue CLARO)

O turismo gera, em França, 12 mil milhões de euros de excedentes na balança de pagamentos. Gera dois milhões de empregos – daqueles que não podem ser deslocalizados – e 72 milhões de visitantes… Tudo isto dá uma participação do turismo de 6,5 por cento do produto interno bruto francês. A agricultura, também em França, emprega menos de metade das pessoas que trabalham no turismo e representa 2% do PIB… Daí que os franceses se andem a interrogar sobre o sentido que faz ter o turismo entregue a um secretário de Estado e a agricultura a um ministro.

Os números são, de facto, arrasadores: 900 mil empregos na agricultura, contra 2 milhões no turismo; 2 % do PIB na agricultura contra 6,5 por cento no turismo. Só a dificuldade que as mentalidades têm em acompanhar o andamento de uma realidade que se transforma rapidamente explica este atraso, esta situação invertida. De facto, o turismo deveria ter um ministro e a agricultura um secretário de Estado…

Guardadas as proporções, o que se passa aqui em Portugal é – vocês já perceberam – exactamente o mesmo…

Quando é que as mentalidades dos nossos governantes evoluem o suficiente, para se harmonizarem com a realidade, é que… não sabemos.

Uma nota final:

A judoca algarvia, a Ana Cachola, está a um passo de conseguir a classificação para os jogos olímpicos de Pequim 2008. A Ana tem estado imparável na sua caminhada vencedora, pelo que, tudo indica, vamos ter uma atleta algarvia em Pequim. Parabéns, Ana, alma e concentração até Pequim.

NOTA: Os comentários de José Mateus são emitidos todas as terças-feiras, às 9,30 horas, com repetição às 15 e às 21 horas.