"Contos breves e outros afectos"
por Albino Martins (director do Centro Paroquial de Cachopo)
“Contos breves e outros afectos” é o título do livro de Maria Solange Estevens Tavares, editado pela Multinova e apresentado no passado dia 12, na Biblioteca Municipal de Faro.
A Solange Tavares é natural do interior da serra algarvia, da aldeia de Cachopo.
Na sua biografia, desta mulher nascida em 1947, consta que teve o privilégio de sair de casa para ir estudar para Faro, enquanto num meio rural, normalmente, as raparigas saiam de casa para ir servir para os meios urbanos.
Concluiu o curso de História, na Universidade Clássica de Lisboa. Presentemente é docente.
Na nota de abertura Anne-Marie Vécot, afirma que nestes “contos breves e outros afectos” Solange leva-nos para os nossos próprios caminhos, ao encontro das nossas memórias.
Trata-se de um diálogo da autora com ela própria. Fala com o coração e sabe calar-se a tempo de nos deixar livres para nos apropriarmos daquilo que ela nos oferece.
Fiquei honrado por ter sido convidado a estar presente na apresentação da sua obra e por me considerar seu amigo.
Faço um apelo, sobretudo aos mais jovens:
Ler é importante e torna-se um hábito saudável.
Quem lê, escreve melhor, conhece mais, fala melhor e de mais assuntos, aumenta o vocabulário, conhece outras ideias que não as suas.
Dão-nos a conhecer personalidades e os seus feitos, a nossa história, a compreender a nossa sociedade, os nossos valores.
Os livros fazem-nos viajar sem sair de onde estamos para outras épocas, outras culturas, outros mundos…
NOTA: Os comentários de Albino Martins são emitidos todas as sextas-feiras, às 11 horas, com repetição às 17 e às 23 horas.