sexta-feira, junho 15, 2007

"Contos breves e outros afectos"


por Albino Martins (director do Centro Paroquial de Cachopo)

“Contos breves e outros afectos” é o título do livro de Maria Solange Estevens Tavares, editado pela Multinova e apresentado no passado dia 12, na Biblioteca Municipal de Faro.

A Solange Tavares é natural do interior da serra algarvia, da aldeia de Cachopo.

Na sua biografia, desta mulher nascida em 1947, consta que teve o privilégio de sair de casa para ir estudar para Faro, enquanto num meio rural, normalmente, as raparigas saiam de casa para ir servir para os meios urbanos.

Concluiu o curso de História, na Universidade Clássica de Lisboa. Presentemente é docente.

Na nota de abertura Anne-Marie Vécot, afirma que nestes “contos breves e outros afectos” Solange leva-nos para os nossos próprios caminhos, ao encontro das nossas memórias.

Trata-se de um diálogo da autora com ela própria. Fala com o coração e sabe calar-se a tempo de nos deixar livres para nos apropriarmos daquilo que ela nos oferece.

Fiquei honrado por ter sido convidado a estar presente na apresentação da sua obra e por me considerar seu amigo.

Faço um apelo, sobretudo aos mais jovens:

Ler é importante e torna-se um hábito saudável.

Quem lê, escreve melhor, conhece mais, fala melhor e de mais assuntos, aumenta o vocabulário, conhece outras ideias que não as suas.

Dão-nos a conhecer personalidades e os seus feitos, a nossa história, a compreender a nossa sociedade, os nossos valores.

Os livros fazem-nos viajar sem sair de onde estamos para outras épocas, outras culturas, outros mundos…

NOTA: Os comentários de Albino Martins são emitidos todas as sextas-feiras, às 11 horas, com repetição às 17 e às 23 horas.