terça-feira, junho 05, 2007

UMA LUZINHA NO PROTAL II

por José Mateus (consultor de comunicação e autor do blogue CLARO)

O aprovado PROTAL II não é perfeito. Longe disso. Falta-lhe uma inteligência económica e estratégica com o claro objectivo de valorização do território. Mas, pela primeira vez, aparece uma luzinha…

Uma luzinha que pode ser o início da requalificação do Algarve e da sua adaptação aos novos tempos desta economia globalizada. Pela primeira vez, alguém parece ter entendido que o cliente-tipo do Algarve está a mudar e vai mudar ainda muito mais.

O que tem sido o cliente-tipo do Algarve, o turista sem poder de compra e que vem em esquema de tour-operator, esse começou já a voar para outras paragens, tão ou mais baratas e muito mais exóticas. Não é aí que se pode competir… Nem vale a pena baixar os preços para competir com qualquer praia tropical, em África ou na América Latina, onde a diária do hotal é baratíssima e o avião já chega ao preço da uva mijona.

É num outro tipo de visitante, com mais poder de compra e mais exigente que o Algarve tem de apostar. Mas isso exige a requalificação da nossa região. Ora, esta requalificação só se pode alcançar numa lógica de valorização do território.

O grande embuste que tem havido à volta de Protal e outros planos quejandos, é que eles falam sempre de ordenamento do território sem identificar o referencial que irá organizar e decidir desse “ordenamento”. O resultado desta mentira sistemática e repetida é que não ordenamento nenhum e muito menos há resultados positivos… Só há chatices e burrocracias e outros empatas. Ou seja, o ordenamento do território acaba por ser a empatação da vida e provocar desastres económicos e de toda a ordem.

Por isso, é necessário assumir a valorização do território como objectivo destes planos. Só isso é que os pode justificar e só isso fará com que os algarvios percebam e sintam que eles valem a pena.

Por exemplo, à conta de tais “planos” e de outras burocracias e demais empatas, estão neste momento, no Sotavento, parados investimentos de mil e duzentos milhões de euros, em meia-dúzia de projectos de alta qualidade, com 10 mil camas para os tais novos visitantes que são precisos e que vão criar três mil e quinhentos postos de trabalho… E tudo parado pela burocracia e pelos empatas da ecologia, à espera do inefável e fatal estudo de impacte ambiental… Ou até mesmo com chumbo do Ambiente. A estas situações o Protal agora aprovado parece querer responder de forma positiva. Os investimentos hoje têm muitos destinos, podem ir para muito lado, até logo ali no outro lado do Guadiana… Se os quisemos agarrar temos de ser rápidos e competitivos. Senão, ficamos sem eles e a ver tudo a degradar-se e corremos para o desastre económico… e, portanto, também social.

Sabem o que vos digo…? Que nos valha o São Sócrates ou ainda se perde tudo isto!

NOTA: Os comentários de José Mateus são emitidos todas as terças-feiras, às 11 horas, com repetição às 17 e às 23 horas.