segunda-feira, maio 14, 2007

Valorização do Território

por José Mateus (consultor de comunicação e autor do blogue CLARO)

O PS/Algarve quis ouvir os empresários do turismo algarvio e fez muito bem… Estes encontros são decisivos para que os políticos que temos contactem com a realidade e se curem da doença do autismo.

Os empresários manifestaram o seu descontentamento com a lenta burocracia e a selva legislativa. E alguns disseram de suas razões com todas as letras. São empresários, têm, é claro todas as razões para estar descontentes e disseram-no de forma clara. Outros que lá estavam também, sem serem empresários nem políticos, mas dessa espécie bizarra dos políticos-empresários, andaram, é claro, com paninhos quentes e conversa fiada sobre equilíbrio entre ambiente e desenvolvimento…

Este tipo de banalidades não esclarece nem resolve nada. É conversa fiada. O Algarve precisa mesmo é de uma estratégia de valorização do território que integre os vários factores sociais, económicos, tecnológicos e ambientais, no quadro da actual economia global. E leis claras e eficazes. E a burocracia e outros empatas postos em seu sítio. De certo modo, foi aliás isto que Miguel Freitas soube entender e informou os empresários que o governo vai fazer…

Ora aqui está uma boa iniciativa. Venham mais…

Até pra semana!

NOTA: Os comentários de José Mateus são emitidos todas as terças-feiras, às 11 horas, com repetição às 17 e às 23 horas.