sexta-feira, abril 27, 2007

Semana de Oração pelas Vocações


por Albino Martins (director do Centro Paroquial de Cachopo)

Ocorre na Igreja Católica de 22 a 29 de Abril, a Semana de Oração pelas Vocações ao sacerdócio, à vida consagrada e à missão, este ano centrada na pergunta “Posso contar contigo?”.

A vocação cristã traduz-se na abertura a Deus, deixando-o agir em nós, segundo a Sua Vontade e a Sua Vontade é o chamamento à santidade ainda que com diferentes estilos de vida.

Num mundo em que muito poucos acreditam no amor gratuito, em que pensar em amor é pensar em “eu quero ser amado”, a vida consagrada dá na sua essência um testemunho de um Amor não possessivo, que vive em liberdade e se oferece em liberdade, que é implicativo mas não prende, que é doado e enraizado na relação com Deus.

Num mundo em que a luta pelo ter implica tanta destruição quer da natureza, quer de pessoas e bens, em que se vive para acumular não olhando o pobre, em que o fosso entre mundo rico e mundo pobre se agudiza e cresce desmesuradamente, em que as pessoas valem pelo que têm e não pelo que são, a vida consagrada dá um testemunho de que a vida é muito mais que possuir bens materiais que não nos deixam livres para a relação com os outros, é serviço com o que se é e tem, gerando comunhão entre a humanidade.

Deixo uma palavra de inquietação e outra de esperança: inquietação pela carência de sacerdotes para o serviço das comunidades e esperança de que a acção do Espírito possa fazer surgir na Igreja as necessárias vocações consagradas e de serviço.

A encerrar esta semana de Oração pelas Vocações, a Igreja do Algarve institui no próximo domingo 29, os seminaristas Flávio Martins e Pedro Manuel, respectivamente no ministério de acólito e leitor. Em breve, se Deus quiser seremos enriquecidos com dois novos sacerdotes.

Apelo à oração, na esteira da palavra evangélica: “pedi ao Senhor da seara que mande trabalhadores para a sua seara”.

NOTA: Os comentários de Albino Martins são emitidos todas as sextas-feiras, às 11 horas, com repetição às 17 e às 23 horas.