segunda-feira, maio 07, 2007

RAPTO EM LAGOS E ASSALTOS EM VILAMOURA

por José Mateus (consultor de comunicação e autor do blogue CLARO)

É demais para a imagem do Algarve como destino seguro…

No final do ano passado, dizíamos aqui na Gilão que para o turismo ter futuro no nosso Algarve, temos de tomar as medidas certas. E que isso exige ainda que se tenha muita atenção e se resolva o que vai mal. Por exemplo, no campo da segurança…

E dizíamos que “Há que pôr termo ao clima de crescente insegurança que se vive no Algarve. Ou corremos para o abismo… É que não há turismo “cinco estrelas” que não fuja a sete pés da insegurança. E basta ver os números do comando distrital da PSP e os títulos a que dão origem.

- “disparam roubos e furtos”

- “PSP regista aumento de assaltos no Algarve”

São títulos de jornais nacionais… Agora imaginem–nos na imprensa inglesa! E imaginem os resultados… ”

Infelizmente, já está basta ter visto a Sky News nos últimos dias… E, nestas coisas funciona o velho ditado do “burro morto, cevada ao rabo”… A nossa polícia bem se pode agora desunhar… E ter um comportamento impecável e altamente profissional. O que conta é que a Sky News e todos os tablóides ingleses estão a mostrar o Algarve como uma terra onde é fácil raptar criancinhas… Essa é que a imagem que passa e que fica na cabeça das pessoas. E se falo sobretudo da Sky é que ela é uma cadeia de televisão global, vista em todo o mundo…

Mas há mais… No fim de semana passado, junto à marina de Vilamoura, ingleses foram assaltados… à brasileira. Segundo várias fontes, os ingleses foram rodeados por um grupo de cinco pessoas que os ameaçaram e intimaram a entregar-lhes tudo o que traziam… Felizmente, mais uma vez a polícia soube fazer o seu trabalho, prender os assaltantes e recuperar os objectos roubados. Mas o mal já estava feito!

Já há vários anos que alertei – a Miguel Freitas, por exemplo - para a importância dos responsáveis políticos desenvolverem e afirmarem a segurança no Algarve. Explicando também o que há a fazer para começar… mas ainda não começou! Pelos vistos o alerta caiu em saco roto…

Ora, a segurança no Algarve é um bem de primeira necessidade para a actividade económica que temos. É um factor económico decisivo… pois dele depende a vida económica que o turismo gera. É bom que os políticos percebam isto de vez ! Ou então estamos mal e estes políticos também estarão mal!

NOTA: Os comentários de José Mateus são emitidos todas as terças-feiras, às 11 horas, com repetição às 17 e às 23 horas.