terça-feira, junho 12, 2007

Portugueses contra a corrupção

por José Mateus (consultor de comunicação e autor do blogue CLARO)

A criação de uma Autoridade Contra a Corrupção é a medida mais desejada pelos Portugueses para combater o cancro da corrupção. Uma autoridade contra a corrupção que os Portugueses desejam que tenha amplos poderes de investigação. E cujo trabalho permita afastar do poder políticos e dirigentes partidários corruptos, bem como demitir sem hipóteses de readmissão os funcionários públicos corruptos.

Estes dados constam de um inquérito/estudo do ISCTE, ainda não divulgado mas que deverá ser publicado no próximo dia 15. O estudo revela ainda que os Portugueses não têm confiança alguma no actual sistema judicial para combater a corrupção. De facto, apenas 0,6% - portanto, coisa de um português em duzentos – só 0,6% dos portugueses acha que o actual sistema judicial funciona bem. Quando chegamos a isto está tudo dito sobre a confiança da população nas instituições em causa.

De resto, é porque os organismos vigentes não apresentam resultados que a população deseja uma Grande Autoridade Contra a Corrupção, com amplos poderes de investigação… E, aqui entre nós, depois de tanta escandaleira e tanta negociata com os dinheiros do Estado, que é o mesmo que dizer o nosso rico dinheirinho dos impostos, quem é que não sonha com a tal Autoridade que meta a corrupção atrás das grades e ponha os corruptos fora da política e do estado…? Está mesmo na altura de José Sócrates começar a tratar de resolver isto…

NOTA: Os comentários de José Mateus são emitidos todas as terças-feiras, às 11 horas, com repetição às 17 e às 23 horas.