segunda-feira, junho 25, 2007

Verão, Políticos e Vergonha

por José Mateus (consultor de comunicação e autor do blogue CLARO)

Esta é a última crónica antes das férias… Antes do tempo de Verão. Verão. Sempre gostei deste substantivo. Não porque rime com férias (de facto, desde a escola primária que nunca tive férias no Verão) mas sim porque este substantivo rima sim com um verbo cheio de futuro e de interrogações.

Verão, sim, mas verão o quê? O que haverá para ver? Quem o verá, quem será capaz de ver…? E quando…?

Esta a beleza do ambíguo substantivo. Menos beleza têm algumas coisas que surgiram nos últimos dias. E que não são nada de bom augúrio para o que poderemos ver…

Por exemplo, chegam-me aos ouvidos as queixas dos viveiristas da Ria Formosa. Estão, lamentam-se eles, a vender amêijoas e ostras a metade do preço de há quatro anos atrás… Enquanto à mesa do restaurante a tendência dos preços é para subir. Resultado, os viveiristas estão a perder o que outros ganham. E eles acham que não é justo. Mas essa é a única coisa em que têm razão. No resto, há que dizer-lhes que a culpa do mal é deles. Porque, como produtores, ainda não sabem, ainda não aprenderam a controlar a cadeia de valor e a ocupar nessa cadeia de valor a boa posição. Deixam-se remeter para o fundo e, obviamente, quem ganha é quem controla os circuitos de distribuição. A eles pouco resta, portanto. Lamentam-se, têm razão, mas lamentar não adianta nada… Estudem o problema, organizem-se e tomem as medidas necessárias para se colocarem bem na cadeia de valor. E deixarão de ter necessidade de se lamentar e passarão a ganhar o que merecem.

Mas esta coisa de não estudar os problemas, não se organizar para os resolver e, depois, queixar-se é um velho hábito, muito salazarento, dos portugueses… Veja-se, por exemplo, a história do hospital de nível superior para o Algarve, que pretende ser uma região de turismo com qualidade. Há terreno, a obra foi assumida como prioritária mas… não acontece nada. Nem data há para o início da obra… Como a natureza tem horror ao vazio, foram os espanhóis a tomar a iniciativa. O hospital de nível superior para servir o turismo do Algarve vai arrancar na Andaluzia, em Sevilha. Digam-me só se isto não é uma vergonha para o país e para a região e se os políticos algarvios não merecem que se lhes pinte a cara de preto ou que os mandemos… tomar banho!

Até mais e boas férias para quem tem agora férias… Para os outros, bom trabalho. Até logo…

NOTA: Os comentários de José Mateus são emitidos todas as terças-feiras, às 11 horas, com repetição às 17 e às 23 horas.