terça-feira, outubro 09, 2007

"DUPLO USO" E "CAPITAL DE RISCO", MAIS MOURINHO "THE SPECIAL ONE"

por José Mateus (consultor de comunicação e autor do blogue CLARO)

A Fragata “Vasco da Gama” apreendeu ontem uma lancha rápida com 3 toneladas de droga ao largo do Algarve e deteve 4 indivíduos, oriundos do Norte de África.

Eis um claro exemplo daquilo para que servem os nossos meios da defesa, em tempos sem guerra. Como a Marinha bem disse – e é necessário frisar – esta operação materializa uma filosofia de “duplo uso”… Fixem esta expressão “duplo uso” porque esta filosofia é realmente a que Portugal precisa para ser um país seguro e com desenvolvimento sustentável.

Para o desenvolvimento, de que precisamos absolutamente, o governo acaba de adoptar uma medida inovadora que, diga-se de passagem, há muito mesmo muito tempo devia ter sido adoptada. Mas foi-o agora, portanto, parabéns a este governo.

De facto, criaram-se agora instrumentos de financiamento à inovação e de capital de risco que até agora faltavam dramaticamente… São 530 milhões para capital de risco… Ninguém mais poderá dizer que o capital de risco não existe em Portugal. Este Governo entendeu o que há muito deveria ter sido entendido: sem capital de risco não há inovação nem choque tecnológico.

Finalmente, Mourinho, o nosso José the special one, vai ser o rosto da campanha de promoção do Algarve no mercado inglês… Uma boa decisão do secretário de estado do Turismo, Bernardo Trindade. Com as saudades que os ingleses já têm de Mourinho vão gostar, de certeza, imenso de o ver.

NOTA: Os comentários de José Mateus são emitidos todas as terças-feiras, às 9,30 horas, com repetição às 15 e às 21 horas.