sexta-feira, novembro 02, 2007

Todos os Santos e Fiéis Defuntos


por Albino Martins (director do Centro Paroquial de Cachopo)

Celebra-se nestes primeiros dois dias do mês de Novembro, a Solenidade de Todos os Santos e a Comemoração dos Fiéis Defuntos.

Muitas pessoas imaginam que se trata de uma única celebração em dois dias consecutivos. No entanto, não é assim, embora cada um destes dias tenha muito em comum.

Passo a explicar:

Peregrinos sobre a terra, festejamos, logo no primeiro dia do mês, a certeza de que muitos, conhecidos nossos ou não, de agora como de sempre, responderam ao convite de Deus à santidade; percorreram o seu caminho num esforço alegre de O amar com todo o coração, transformando esse amor em dedicação ao próximo, indiferentes a dificuldades e provações. Agora participam da vida em plenitude. A “comunhão dos santos”, que professamos na fé, garante-nos que a sua solicitude fraterna é um apoio a nós, que ainda estamos em caminho.

Logo depois, digamos que invertemos as posições, para nos colocarmos nós em atitude de fraternal ajuda a quantos “nos precederam com o sinal da fé e dormem o sono da paz”. Na verdade, seguros de que a pedra do túmulo não é a última palavra sobre a nossa existência, de que “a vida não acaba, apenas se transforma”, apoiando-nos na fé, como resposta à ansiedade de vencer este mistério de silêncio, que é a morte, seguros na certeza da ressurreição de Cristo, exercitamos a mesma “comunhão de santos, rezando por todos, unindo-nos a todos, para além desse drama da morte. Se assim não fosse, seria vã toda a pregação e vazia de fé. Mas, porque Cristo ressuscitou, temos a certeza de que podemos todos caminhar para o abraço eterno e feliz com Deus. E rezamos, para que aqueles que foram antes de nós, experimentem essa felicidade.

Olhemos para o mistério da morte não como a última palavra sobre o destino humano, mas como uma passagem para a Vida Eterna.

A morte é a transição entre a peregrinação terrestre e a pátria do Céu.

NOTA: Os comentários de Albino Martins são emitidos todas as sextas-feiras, às 9,30 horas, com repetição às 15 e às 21 horas.