terça-feira, outubro 30, 2007

BOAS NOTÍCIAS PARA O ALGARVE

por José Mateus (consultor de comunicação e autor do blogue CLARO)

Há notícias boas para o Algarve… Notícias que mudam o habitual panorama da lamechice e do faz que anda mas não anda. Há notícias de que o Algarve pode mesmo estar a mudar. Senão vejamos:

Para Vilamoura anuncia-se um investimento de quase mil milhões de euros que vai criar lagos navegáveis com casas e hotéis e postos de amarração para barcos, o que permite captar um turismo de iates que até aqui nos estava a passar muito ao largo… Parece, pois, que o capital está a desembarcar no Algarve, com investimentos a sério. Finalmente, parece que vamos passar dos pequenos investimentos abimbalhados, sem capital e sem gosto, coisas pobretanas e feiosas, destinadas à especulação por empresas bimbas e, frequentemente, falidas. E isso, não nos esqueçamos, foi o grande responsável pela degradação do nosso Algarve nos anos 80 e 90. Agora, a confirmar-se este desembarque do capital, torna-se possível a recuperação e a requalificação que o Algarve precisa.

Mas há mais.

O Governo propõe, sob a forma de lei, uma solução que vai resolver o problema das camas ilegais no Algarve. Não será perfeita… mas é uma solução, num problema que se arrasta há décadas sem que ninguém o tivesse procurado resolver. E, desta vez, até há o bom senso de entregar a capacidade de regulamentar a coisa às autoridades locais, às assembleias municipais.

E mais ainda:

O Governo propõe-se resolver de vez o emaranhado legal e o horror burocrático que têm impedido o desenvolvimento do turismo e até – como aqui em tempo referimos – já levaram investidores ao suicídio. Acabar com essa trapalhada horrorosa e única no mundo, uma herança ainda da mentalidade salazarenta, é o que agora o governo de Sócrates está a fazer. Para bem de todos nós e do desenvolvimento do turismo de qualidade no Algarve e da criação de riqueza e de postos de trabalho.

Ou seja, vai acabar esta situação absurda em que as regras são tão complicadas que ninguém as aplica e em que não se consegue fazer um investimento porque falta sempre um papel ou o “ámen” de um funcionário qualquer, de um burocrata ou de um empata. Acabar com isto e criar regras claras e incentivadoras do investimento de qualidade é o que o Algarve há muita precisava… É o que o Governo está a concluir. Portanto, parabéns ao primeiro-ministro José Sócrates!

NOTA: Os comentários de José Mateus são emitidos todas as terças-feiras, às 9,30 horas, com repetição às 15 e às 21 horas.