sexta-feira, novembro 23, 2007

Visita “Ad Limina” dos Bispos Portugueses


por Albino Martins (director do Centro Paroquial de Cachopo)

Decorreu de 3 a 12 de Novembro a Visita “Ad Limina” dos Bispos portugueses a Roma.

Quando recebeu os srs Bispos, o Papa Bento XVI, já tinha na sua posse os relatórios das diferentes dioceses que previamente estudou.

A realidade da Igreja Católica em Portugal, levou o Santo Padre a “intuir as carências, ansiedades e insatisfações”. Verificou a “maré crescente de cristãos não praticantes”.

No intuito de ajudar a resolver estes problemas, o Papa alertou os Bispos para que estudassem a “eficácia dos percursos de iniciação catequética, em virtude do contexto difícil em que os jovens são permanentemente confrontados com outros apelos”.

Sugeriu ainda uma formação permanente dos cristãos e uma mudança no “estilo de organização das comunidades paroquiais”, bem como uma nova “mentalidade dos seus membros para se ter uma Igreja ao ritmo do Concílio Vaticano II”.

Alertou para a corresponsabilidade na missão, clarificadas as funções do clero e dos leigos. Os sacerdotes alegando falta de formação dos leigos, acabam por centralizar tarefas que os afastam do que é inerente ao seu múnus.

O Bispo do Algarve, D. Manuel Neto Quintas, recebido juntamente com o seu antecessor, considera estas e outras indicações do Santo Padre, muito oportunas.

Afirmou: “Vejo nos apelos do Papa a confirmação do percurso que D. Manuel Madureira imprimiu à nossa diocese e que temos vindo a incrementar. A pastoral tem que se apoiar sempre mais na comunidade cristã. É nela que se torna urgente suscitar e alimentar uma tomada de consciência mais viva sobre a responsabilidade que todos - leigos, sacerdotes e consagrados - têm na comunhão e na missão da Igreja. A comunidade vive a mesma vocação (à santidade), edifica-se pela celebração dos sacramentos, exprime-se na multiplicidade dos ministérios, participa da mesma missão da Igreja: anunciar o Evangelho de Jesus Cristo”.

NOTA: Os comentários de Albino Martins são emitidos todas as sextas-feiras, às 9,30 horas, com repetição às 15 e às 21 horas.