terça-feira, dezembro 11, 2007

Erickson fugiu do Algarve... Para Espanha!

por José Mateus (consultor de comunicação e autor do blogue CLARO)

Mais um que foi para Espanha.
Já não o primeiro, mas seria muito bom que fosse o último.

Nem a chancela de Projectos de Interesse Nacional, criada por José Sócrates para evitar estas situações, nos salva. A Burrocracia e outros empatas conseguem estragar tudo.

Erickson tinha para o Algarve, para Lagos, mais concretamente, um projecto de grande qualidade e que fugia à ditadura do sol e praia e, por isso, garantia uma ocupação todo o anos. Um projecto virado para a área desportiva que reforçava a integração do Algarve num segmento turístico de qualidade e grande poder de compra.

O investimento de 50 milhões de euros que o ex-treinador do Benfica trazia iria criar 350 postos de trabalho, três hotéis com cerca de 2.000 camas, um spa, campo de golfe e um mini-estádio com capacidade para 8.000 espectadores. E uma escola de futebol.

Claro, apareceram os obstáculos do costume, Erickson esperou três anos e fartou-se. Foi-se embora. O projecto fugiu para Espanha. Por cá, por este nosso Algarve, vai continuar a acontecer o habitual: só os patos bravos conseguem fazer as suas construções horrorosas e sem qualidade.

Parece-me que quanto mais os autarcas e outros responsáveis ou irresponsáveis falam de requalificar o Algarve quanto mais mal tratam os investidores… Erickson não quis ficar à espera anos sem fim e acabar na falência e no suicídio como outros e por isso mandou tudo ter juízo, pegou no projecto e no dinheiro e foi-se embora para onde o tratam como deve ser tratado um investidor.

Assim, meus amigos, nunca mais saímos da cepa torta…

NOTA: Os comentários de José Mateus são emitidos todas as terças-feiras, às 9,30 horas, com repetição às 15 e às 21 horas.