sexta-feira, dezembro 07, 2007

Dia Internacional do Voluntariado


por Albino Martins (director do Centro Paroquial de Cachopo)

Nos dias que correm, onde tudo se compra e vende, é salutar o testemunho de quem, por amor, olha o próximo numa perspectiva evangélica: “Precisei de ti e não me virastes as costas”.

Esta voz chama actualmente, novos e menos novos, a dedicarem-se aos outros.

Foi com interesse que assisti à apresentação do Projecto “Solidus”, do Corpo Nacional de Escutas, agrupamento de S. Luís – Faro.

Trata-se de uma ferramenta interactiva, onde voluntários, encontram toda a informação necessária, de forma a apoiar cidadãos em dificuldade ou instituições que necessitem de recursos humanos qualificados, em áreas ainda não cobertas pelos seus quadros de pessoal.

www.solidus.pt é o endereço do site que permite a inscrição dos voluntários, das instituições e de todos aqueles que necessitem de apoio. Convido ao auditório a efectuar uma visita.

A propósito do voluntariado, deixai que vos dirija mais algumas palavras:

O Voluntariado é uma contrapartida ao egoísmo!

Voluntário é o que corresponde ao apelo e à urgência de uma missão: diz-se pronto, capas, disposto a agir em beneficio de um outro cidadão ou comunidade, respeitando as regras de um estatuto, as linhas mestras de um compromisso.

Sendo o voluntariado, uma contrapartida ao egoísmo, tem razão o apelo de Jesus: “Amai-vos uns aos outros como eu vos amei”.

Levai ao extremo do amor as exigências do verbo dar, lembrando mais uma vez, Jesus Cristo: “Tudo o que fizerdes ao mais pequeno, é a mim que fazeis”.

Aqui está a base de toda a generosidade.

Decida-se também você a ser SOLIDÁRIO!

NOTA: Os comentários de Albino Martins são emitidos todas as sextas-feiras, às 9,30 horas, com repetição às 15 e às 21 horas.