sexta-feira, junho 20, 2008

Mendes Bota Vs Macário Correia

por Hélder Nunes (jornalista e director do Barlavento)

As eleições no PSD Algarve não vão trazer nada de novo à política regional. Não há sinais de mudança, nem tão pouco uma lufada de ar fresco. Poderá, quanto muito, haver uma mudança de estilo. Mendes Bota continua a apresentar-se aos militantes para dar continuidade à sua governação e, como opositor, vai ter Macário Correia, cuja equipa assenta nas velhas rivalidades e pouco mais. O que está em jogo nesta eleição não é a renovação do partido, nem tão pouco uma hipótese de lhe injectar sangue novo, que leva à sua dinamização.

Tudo passa, simplesmente, pela manipulação do poder e pelas escolhas de quem vai ocupar lugares nas listas dos próximos actos eleitorais. Vejamos os objectivos de cada candidato: Mendes Bota antecipa o acto eleitoral para a distrital exclusivamente para que seja definida a equipa que irá preparar e trabalhar os desafios eleitorais do próximo ano, designadamente, as eleições autárquicas. Para Macário Correia, o objectivo é colocar o representante no Parlamento Europeu, duplicar o número de deputados na Assembleia da República e ganhar de novo a maioria das Câmaras Municipais. Não deixa de existir, claro, para compor o ramalhete, um conjunto de enunciados programáticos porque os políticos percebem que, nestas coisas, captar votos nada melhor do que fazer promessas, pintar de dourado o cenário, apelar ao regionalismo e, sempre que possível, protocolar intenções.

A realidade do PSD do presente é um pouco diferente do passado recente. Os sociais democratas não quiseram escolher o caminho do futuro, elegendo um militante jovem, sem os vícios do sistema. Preferiram eleger Manuela Ferreira Leite para quem o país está a passar ao lado porque, acima dele está a sua família e o seu neto. Têm todo o direito, mas em política não há 2 opções: ou se serve a causa pública em prejuízo dos interesses pessoais, ou então não se assumem compromissos por mera vaidade e subserviência a outros titãs que, um dia se saberão.

Enfim, se o Governo se impõe com uma ditadura de maioria, a oposição morre ao virar da esquina.

1 Comments:

Anonymous Anónimo said...

Anda na boca do mundo que Macário vai abandonar Tavira e vai de malas aviadas para Faro.

Se assim fôr, tanto ele como o PSD/Tavira vão receber o castigo dos desertores.

Serão fuzilados na praça pública nas próximas eleições autárquicas!!

A história ensinou que o povo não perdoa deserções e castiga severamente estas situações.

3:28 da manhã  

Enviar um comentário

<< Home