quinta-feira, maio 29, 2008

Insegurança no Algarve

por José Mateus (consultor de comunicação e autor do blogue CLARO)

O Algarve está com problemas de segurança e não vale a pena escondê-lo. Nestas coisas é sempre melhor não fazer figura de avestruz e não meter a cabeça na areia, à espera que a coisa passe. Isso, é a forma mais rápida e segura para que as coisas piorem e muito.

No relatório anual da segurança interna, Faro é o distrito com mais crimes em 2007. Mas, basta estar atento ao que se passa à nossa volta, basta ler os jornais todos os dias para nos apercebermos de que as coisas não vão nada bem, em matéria de segurança pelo Algarve.

Vão mesmo mal e, isto, não é possível nem é admissível numa região que vive do turismo e, portanto, precisa de segurança para viver e desenvolver a sua principal actividade económica. Vejam-se alguns títulos recentes: “GNR com falta de pessoal”; “Caixa de multibanco levada de caixa de supermercado”; “Roubado carrinha BMW”; “Casal traficava em Loulé”; “Assassinada em casa”; “Turistas assaltados e agredidos”. Há muito mais mas, já chega para se ver e perceber do que estou a falar. Quem não fala nada sobre isto e, está muito caladinho quando devia e tinha a obrigação de falar são, os senhores políticos, quer do PSD, quer os do PS. Parece que eles não têm problemas de segurança e, portanto, não lhes interessa a coisa. Que se lixe!

Isto é mau, muito mau. E será melhor que abram os olhos antes que seja tarde. O PS então tem uma dupla responsabilidade. Desde sempre que é o principal partido político do Algarve e é hoje o partido do Governo. A Direcção Política do Algarve que tem feito? Que eu saiba nada. É péssimo e inaceitável. Pelo menos poderiam ter alertado o Governo para esta situação de falta de segurança, uma situação incompatível com o bem-estar das populações e incompatível com a actividade económica do turismo.

NOTA: Os comentários de José Mateus são emitidos todas as terças-feiras, às 9,30 horas, com repetição às 15 e às 21 horas.