quarta-feira, maio 14, 2008

Cuba

por Luís Horta (director do jornal sotavento)

Tenho observado, talvez um pouco à margem, a iniciativa do município vizinho de Vila Real de Santo António desde que resolveu transportar para Cuba umas dezenas de idosos do seu concelho para serem tratados aos problemas de visão que os afectavam. Porém problemas que, como sabemos, afectavam e afectam dezenas de milhares de portugueses que ano após ano viam engrossar a interminável lista de espera. O Algarve, por vezes, também sabe ser pioneiro em qualquer coisa, por muito que em contrario digam. E, tanto assim, que outros municípios algarvios ou já aderiram a idênticos projectos ou estão em vias de o fazer. E não só no Algarve...ao Ribatejo já os ecos também chegaram e a iniciativa multiplica-se.

Assim, os nossos idosos já podem começar a ver uma luz ao fundo do túnel, de tirar-lhe as negras perspectivas em que as suas cataratas os deixaram. Este é também, sem duvida, um campo em que o poder local pode e deve actuar, já que a nível central um outro poder não foi capaz, ate aqui, de atenuar a tristeza dos idosos privados de visão. Talvez comunicando esse poder de que deixar andar séria a forma mais barata de resolver o problema, ou antes, de não resolver o problema. Curiosamente, é também agora que, certos serviços hospitalares começam a dizer que têm capacidade para operar uns quantos milhares por dia, que é tudo uma questão de protocolos, que a ida a Cuba não tem uma exigente qualidade, nem uma garantia total.

Se agora já é possível, porque razão ninguém o disse antes? Porque não sugerir qualquer iniciativa concreta?

Bem, quanto a qualidade e garantia os próprios algarvios que o digam. Parece que foram bem tratados e o seu problema resolvido. Em Portugal, vai-se continuando a esperar pelos protocolos a assinar. Se calhar, lá para mais uns 5 anos. Mas, entretanto, e é isso que nos agrada, os algarvios idosos e sem meios de fortuna têm garantida a melhoria da sua vida, o que significa uma melhoria da qualidade dos seus anos de vida.

Como disse, alguma vez haveria o Algarve de ser pioneiro em qualquer coisa. Um boa semana para todos e com boa visão.