quinta-feira, maio 08, 2008

Novo hospital do Algarve

por José Mateus (consultor de comunicação e autor do blogue CLARO)

Finalmente o Algarve vai ter um novo hospital. Penso que o compromisso de Sócrates é para tomar a sério e que podemos confiar nele. “Este hospital já podia estar a andar há anos”, disse Sócrates. De facto, já oiço falar nele há anos, e quem não ouviu? Já ouvi uma série de primeiros ministros e de ministros da saúde falar do novo hospital do Algarve. Mas, de facto, só falavam. Agora, finalmente vai ser. Sócrates lançou um concurso público para o novo hospital e marcou um calendário de execução.

Com um investimento directo de 250 milhões de euros, o novo hospital deve estar a funcionar em pleno em 2013. Em 2012 a estrutura deverá estar concluída. As obras começam no próximo ano e nestes meses mais próximos decide-se o concurso público. Este hospital não é construído para substituir o outro e, penso que isto, é um esclarecimento fundamental mas, sim para ser um hospital de referência para a região, para a sua economia, sobretudo turística e também no país, para ser um peça essencial, como digo da economia da região.

Esperemos que também para servir de infra-estrutura ao ensino da medicina como quer, e bem, o reitor da universidade, João Guerreiro. Será, disse Sócrates, não apenas um hospital novo, mas sim um hospital novo, que seja pois, o Algarve merece e precisa. Dito isto, depois deste anúncio formal, veio o PSD dizer que isto é eleitoralismo e que o hospital é lançado quando já podia estar a funcionar. Têm razão. Para o hospital estar já a funcionar bastava que o governo do PSD de Barroso e de Santana Lopes o tivesse lançado nessa altura. Desgraçadamente não o fizeram. Falaram, falaram mas não fizeram nada. E agora queixam-se que é tarde e que já podiam, etc, etc.

A pergunta a fazer-lhes é simples: mas que raio fizeram quando o podiam ter feito? A resposta também é simples: nada. Só conversa. Por isso, agora um pouco de vergonha não lhes ficava mal. Uma última nota, Macário Correia tem razão. Ele descobriu agora que os empatas da QUERCUS não têm credibilidade. É verdade, não têm. Macário já podia ter descoberto isto há mais tempo, mas só agora lá chegou. Chegou atrasado, mas chegou e nisto tem razão. A QUERCUS não tem mesmo já credibilidade.

Tarde, tarde é só mesmo o que nunca vem.