quarta-feira, maio 14, 2008

Maio de 68

por Carlos Lopes (advogado)

Este é o mês dos 40 anos do Maio de 68. Tendo sido um movimento que teve repercussões um pouco por todo o mundo, o Maio de 68 foi essencialmente um Maio de Paris. Maio de 68 é essencialmente a revolta contra uma sociedade velha e caduca, contra valores obsoletos e reaccionários, pela liberdade nos seus mais variados aspectos. A liberdade de expressão, a liberdade sexual, a igualdade entre os sexos.
“É proibido proibir a imaginação ao poder” são palavras que ficaram desse tempo e que dão uma ideia da revolta do Maio de 68.

As barricadas, as famosas barricadas de Paris voltaram a estar na ordem do dia e a ser o dia-a-dia em Paris. Como Bendito, o estudante germano-francês que encarnou o Maio, foi expulso de França, mas quem andava escondido era Ducou, o presidente francês. É desse tempo aquela imagem de intelectual que agia trocando o fato e gravata pelo blusão, a vender jornais e a falar aos operários da Renoult. Mais do que hoje considerarmos normal e faz parte da nossa vida, teve inicio nesse Maio de 68.

E Maio de 68 teve também uma característica importante. Não foi uma tentativa de tomada do poder. Não se pretendeu substituir o poder por outro, mas transformá-lo. O mundo nunca mais foi o mesmo. É por isso que quando o presidente da França, o Sr. Sarcossi pretende destruir o Maio de 68 não se apercebe o ridículo da situação. Aquele caso em directo por causa do Maio de 68.