quinta-feira, maio 08, 2008

Polis barrocal e Polis serra

por Hélder Nunes (jornalista e director do Barlavento)

O actual governo promete para 2013 um Algarve bem diferente do actual, direccionado essencialmente, e não totalmente, para a vertente turística. Hotéis de 5 estrelas e depois tudo o que está amontante se interliga àquele sector. As obras emblemáticas anunciadas são a barragem de Odelouca para que não haja falta de água, principalmente para os empreendimentos turisticos, a requalificação da EN125 com o propósito de acabar com os pontos negros, isto é, permitir que a região saia da faixa negativa que ocupa em termos de acidentes naquela rua.

Agora anuncia-se o polis litoral, ou seja, a recuperação de toda a área da ria formosa com a intenção de a tornar uma pérola ambiental no Algarve e o símbolo de oferta da excelência que se pretende para a região e, por fim, a construção do hospital central para que o serviço nacional de saúde seja universal, isto é, para a população e turistas. Esta estratégia de investimento e qualificada pelo primeiro ministro, como fazendo parte de um projecto integrado, colocando o Algarve, segundo as suas palavras, na linha da frente das prioridades para que o desenvolvimento económico possa crescer dentro da simbologia que os responsáveis governamentais pretendem, que são a qualidade e a excelência porque a região tem muito para dar ao país, dizem.

O futuro do Algarve não pode passar exclusivamente pelo turismo. Há que criar uma dinâmica agrícola, em que os frutos secos, principalmente o figo e a alfarroba, são dois exemplos onde o regadio tem muito espaço para crescer, agora que há barragens e água suficiente. Com a mesma audácia com que se colocou o litoral nas decisões do governo, é por demais importante e honesto redigir o decreto que revoga o abandono do barrocal e serra, colocando no topo do papel timbrado do ministério, prioridade das prioridades: polis barrocal e polis serra.

As pescas estão fracas e os homens já começaram a investir nas gaiolas viveiros. Passa por ai a reprodução do peixe? Talvez. Para a opinião de José Sócrates, diria que as palavras estão ditas. Resta salvar-se o Algarve.

1 Comments:

Blogger LG said...

Saudações!
Felicito este blog, virado para as questões algarvias. Felicito em particular o item "Polis Litoral e Polis Serra", com o qual, enquanto profundamente ligado a esta região, concordo inteiramente.
Um abraço
LG

3:00 da tarde  

Enviar um comentário

<< Home