quarta-feira, maio 28, 2008

Política marítima da U.E

por Jamila Madeira (deputada do partido socialista)

Desde 2006 que e iniciou um processo único de discussão do livro verde da política marítima da U.E. O desafio era mais do que criar mais um instrumento de acção complementar aos múltiplos já existentes nesta área. Pretendia ser um aglutinador de vontades e perceber a transversalidade desta problemática. Assim, desde então que o debate tem sido em torno de um mar de oportunidades e responsabilidades que é esta nova política marítima europeia. A riqueza dos contributos permitiu-nos, durante a presença portuguesa da U.E em outubro de 2007 lançar propostas concretas e assumir agora uma acção consequente.

Nesta fase, o parlamento europeu é novamente chamado a pronunciar-se para em conjunto com o conselho, lançar os alicerces sólidos que um dóssier deste género com, a relevância que tem e que a economia europeia precisa. Assim, associados de forma adequada às problemáticas, não só aquáticos mas do desenvolvimento das zonas costeiras com todas as questões de sustentabilidade social, económica e ambiental que têm a si associadas, é absolutamente crucial. Por isso mesmo, o relatório que será esta semana discutido no parlamento europeu dá nota da necessidade, da investigação, inovação terem, que ser o mote para um maior potencial desenvolvimento regional que dará sustento a todas as actividades a que a política marítima se refere e afecte.

Também as alternativas de mobilidade dos mares e o desafio das energias das ondas são, promessas já no terreno e que trará certamente muita esperança quanto às soluções económicas do futuro. Enfim, os cidadãos e o parlamento europeu abraçam este dossier há 2 anos atrás. Agora, assumiremos a responsabilidade de o levar a todo o terreno e com este, um novo instrumento marca pela positiva este nosso planeta azul, a que chamamos terra, mas que é esmagadoramente mar.