quinta-feira, maio 29, 2008

Há fome em Portugal

por Hélder Nunes (jornalista e director do Barlavento)

Vim aqui comprar pão e mais qualquer coisa porque está ali em baixo uma pessoa com fome. Um gesto de solidariedade de um amigo que encontrei numa grande superfície. Afinal, há gente com fome em Portugal. O riso do 1º ministro quando lhe falaram neste problema é demonstrativo da nossa cultura e do sentimento de repúdio pela afirmação. No fundo, todos consciente ou inconscientemente temos vergonha de falar na fome. É estado que deve ser escondido, abafado e, se possível, silenciado. Há fome em Portugal.

Diariamente, os alicerces da nação vão-se desmoronando. Vamos atingir o patamar das civilizações aplicadas de 3º mundo, onde existem os muito ricos e os muito pobres. As micro e pequenas empresas não suportam as investidas e muitas das leis que aparecem são feitas para as sufocar. A Europa deu-nos muito jeito porque nos doou muito dinheiro, grande parte dele mal aproveitado, mas também nos fez muito mal porque incentivou a subsídio-dependência e, pagou a Portugal para não produzir.

Fomos atrás dessa política como parolos. A Europa não queria a nossa concorrência na agricultura e não fomos capazes de percorrer, pensando que, pelo menos, para consumo próprio devíamos semear. Importamos 80 a 90% de produtos que consumimos; pagamos a quem produz...à Espanha, França; aos países sul-americanos e a muitos outros. Há fome em Portugal. Haja coragem política para abordar o tema.

NOTA: Os comentários de Hélder Nunes são emitidos todas as quintas-feiras, às 9 horas, com repetição às 15 e às 21 horas.