quarta-feira, junho 18, 2008

10 de Junho

por José Mateus (consultor de comunicação e autor do blogue CLARO)

10 de Junho, hoje dia de Portugal. Dia de um pequeno país, um pequeno país que é realmente um arquipélago no Atlântico nordeste entre a Europa e a América, aberto ao mundo e que, hoje a onda da crise mundial atinge em cheio e destrói muitas das suas esperanças como se fossem castelos de areia, face a uma vaga muito forte. A altura, portanto, para percebermos que temos muito a fazer se quisermos salvar alguma coisa no meio desta tempestade mundial que arrasa tudo à sua passagem.

Que Portugal queremos? E como o podemos construir e defender? É esta, para mim, a grande pergunta deste dia de Portugal. É óbvio que precisamos de 3 coisas: emprego, desenvolvimento e segurança. A segurança que garante desenvolvimento e emprego. Mas pergunta-se: em que investir para alcançar desenvolvimento e emprego? Quem tem estudado à anos e, muito a sério este problema tem as respostas adequadas. Só falta mesmo pô-las em prática. Sabem bem disso os meus amigos André Magrinho, José Carlos Zurrinho e José Manuel Ribeiro. Chegaram todos os três às mesmas conclusões por vias diferentes.

Em suma, Portugal precisa dum choque tecnológico para assegurar desenvolvimento e exportações de alto valor. E Portugal precisa de turismo e mais turismo para criar emprego e precisa de segurança; de ser um país seguro para atrair investimentos e turistas. Temos soluções, só precisamos mesmo de saber concretizá-las, pô-las em prática e, para isso, todos os dias têm de ser dia de Portugal.