terça-feira, junho 03, 2008

Subida de preços

por José Mateus (consultor de comunicação e autor do blogue CLARO)


A brutal subida dos preços do petróleo vai ter graves consequências para a economia do Algarve. Essa subida brutal veio para ficar e se os pescadores são dos primeiros a senti-la, a sentir os seus terríveis efeitos, eles não vão ser, porém, os únicos...longe disso. Senão, vejamos com este aumento brutal do petróleo. As companhias de aviação estão já em crise e, as que resistirem, as que não fecharem as portas vão ter que aumentar e muito o preço real dos bilhetes.

Quer dizer, acabaram as viagens de avião ao preço da “uva mijona”. E sendo assim, há um certo tipo de turista que vai desaparecer do Algarve, pela razão simples de que ficará em casa por falta de dinheiro para o bilhete de avião. Portanto, é todo o negócio do turista barato que está ameaçado e que, veio entrar em crise. Nos próximos anos e, mesmo já este verão, só viaja quem tem dinheiro para pagar os encarecidos bilhetes de avião, quem não tiver fica em casa.

O Algarve tem portanto que se virar para um tipo de turista mais exigente e com mais dinheiro, quer dizer, como aqui já o temos repetido, é urgente que o Algarve se requalifique, pense no futuro e saiba ganhar a qualidade que lhe falta, que saiba alear a tradição e a inovação. O fundamento, a tradição e a justificação, a inovação que valha a pena a alguém visitá-lo e ficar com vontade de voltar, se não o fizer, se não formos capazes de fazer o que tem de ser feito, se não tivermos essa inteligência e essa capacidade, se ficarmos à espera acontecerá o pior.

Ficamos sem os turistas baratos, já que eles desaparecem (ficam em casa) e ficamos sem os turistas com dinheiro que, exigem a qualidade que ainda não temos, ou seja, esta crise é uma grande oportunidade. Assim, o Algarve seja capaz.