quinta-feira, junho 19, 2008

Algarve com pouca segurança

por José Mateus (consultor de comunicação e autor do blogue CLARO)


Temos aqui alertado para os problemas de segurança no Algarve e, sobretudo para o facto de uma região com uma economia turística como a nossa não pode ter, nem pode suportar problemas de segurança. Mas a coisa continua e temos de voltar a falar dela. Penso que os nossos dirigentes políticos, quer os de lá do Governo, quer os das bandas da oposição, ainda não perceberam que há no Algarve um grave problema de segurança e, se perceberem, fazem como se não tivessem percebido. Temos dias que, como é costume, acorda demasiado tarde.

Por exemplo, este mês de Junho tem sido uma calamidade nas zonas mais interiores do concelho de Tavira: casas, estabelecimentos e até colectividades têm sido assaltadas e roubadas, algumas duas, três ou mais vezes. A população obviamente anda assustada e sente que se esqueceram dela, que a abandonaram e diz, e bem, que os políticos só aparecem quando não são precisos e, apenas para pedir votos. A GNR parece fazer o que pode, mas a verdade é que pode pouco. Basta, aliás, ver o orçamento que têm para combustível e fica-se a perceber que eles quase não podem sair do posto. Assaltos também é que, barcos espanhóis fazem na nossa costa.

Há dias foi apanhado na baia de Monte Gordo uma traineira espanhola. Curiosamente ainda nem tinha pago as coimas de anteriores crimes. O tribunal de Tavira, e bem, deu ordem para a sua apreensão até pagar tudo. Esperemos que à armada e à polícia marítima não venha também a faltar combustíveis, como já aconteceu na GNR.