segunda-feira, abril 14, 2008

Camilo Castelo Branco

por Carlos Lopes (Advogado)

Camilo Castelo Branco é conhecido sobretudo pela sua grande obra "Amor de Perdição", uma espécie de Romeu e Julieta da Beira Alta, obra romântica por excelência e, pela qual, Camilo é conhecido. Mas Camilo não é só isso. A sua imensa obra; diga-se que Camilo foi o primeiro escritor português a viver exclusivamente da escrita. Espalha-se por mais de uma dezena de livros.

Em virtude desse profissionalismo, há obras recentes em que se tem que escrever a metro para ganhar a vida, mantendo textos inesquecíveis. Hoje queria trazer aqui a "Queda de um Anjo", a obra satírica da sociedade portuguesa do século XIX e, onde nos rimos a bom rir. O herói, Calisto Elói, uma personagem rural que ascende a deputado na mansão e que vive peripécias hilariantes, é o português típico.

"Queda de um Anjo" não fica atrás das páginas de Eça e é uma faceta que por vezes é menos conhecida de Camilo. O livro vale a pena. Não é muito grande e faz, de certo, as delícias de quem o lê. Há edições populares, nomeadamente da Arcadia.

Vale a pena.