quinta-feira, abril 10, 2008

Recuperação dos moinhos

por José Mateus (consultor de comunicação e autor do blogue CLARO)

O dia dos Moinhos, iniciativa da Rede Portuguesa de Moinhos, comemorou-se no passado dia 7 de Abril. 102 Moinhos em 13 distritos do continente e dos Açores estiveram abertos para visitas e com animação própria. Desde o fazer pão até às provas do pão, passando por visitas de estudo, palestras, caminhadas e mostras e provas de produtos regionais.

A recuperação dos Moinhos, para além do que se pode fazer em animaçao turística como se viu, é sobretudo no caso dos moinhos de água e seus açudos, o muito significativo contributo para a verdadeira conservação da natureza e para a biodiversidade. Certamente era muito importante que os nossos autarcas e outros políticos e, até aqueles ambientalistas que só falam em ambiente para chatear e empatar fizessem qualquer coisa de útil para a biodiversidade, a conservação da natureza e a riqueza deste nosso Algarve.

Aqui fica o desafio: recuperem os moinhos, recuperem os nossos moinhos, sobretudo os de água e seus açudos. E se ao contrário do que acontece nos Açores aqui no continente os moinhos ainda não têm legislação, que os proteja. A verdade, é que já as autarquias podem declará-los de interesse concelhio. Pois entao façam-no e já. Metam mãos à obra.

A natureza, a biodiversidadde, o turismo e os eleitores vão agradecer.