terça-feira, março 27, 2007

É preciso acabar com o velho "é fartar vilanagem"...

por José Mateus (consultor de comunicação e autor do blogue CLARO)

Este nosso país é um sítio com muita graça… Tanta que às vezes até dá vontade de chorar ou então mete raiva.

Ele é o ministro que faz um ajuste directo de milhões de euros para uma campanha que assassina uma das pouquíssimas das nossas marcas globais. Ele é o fartar vilanagem em que sem organização, nem regras e nem objectivos se gasta o pouco dinheiro que ainda temos e mais o que não temos… e sem que daí venha qualquer vantagem para o país que somos nós todos. Ele é o regabofe que já entrou nos hábitos desta República mas a que é urgente pôr termo, se quisermos continuar a existir como povo e como nação.

Estou, por exemplo, a lembrar-me do escândalo dos senhores que saem de empresas públicas com chorudas indemnizações de centenas de milhares de euros e são readmitidos semanas depois com ordenados de 6 ou 8 mil euros, iguais ou superiores ao que tinham antes.

Estou também a lembrar-se do caso dos autarcas e gestores de câmaras falidos com ordenados milionários bem superiores ao do próprio Presidente da República, por vezes, quase o dobro!

E o que tem mais graça é que esses milionários estão em câmaras falidas, como a de Lisboa por exemplo. Ou seja, há autarcas e gestores a ganhar à tripa forra em câmaras falidas!

E tem ainda muita graça o facto do presidente da associação nacional dos municípios portugueses, o social-democrata, Fernando Ruas, de Viseu, ter vindo dizer que… “não sabia”! Veja-se bem… o homem não sabia o que se passa por nas câmaras e empresas municipais. Nunca tinha ouvido falar… Tem muita graça. Mas devemos rir ou chorar? Ou ter um ataque de raiva?

Felizmente, que o Tribunal de Contas veio agora dizer que este farrabadó não é possível, nem é legal e que, portanto, tem de acabar.

Mas esperemos que não acabe só. Esperemos que as ilegalidades sejam corrigidas e sancionadas. É claro que a esperar assim o melhor será comprar uma cadeirinha, para poder estar sentado enquanto se espera…

Felizmente ainda que no “top-ten” desses ordenados milionários de autarcas gestores de câmaras falidas não aparece nenhuma câmara do nosso Algarve… Ao menos isso,
felizmente.

Mas é urgente acabar com o velho "é fartar vilanagem"...

NOTA: Os comentários de José Mateus são emitidos todas as terças-feiras, às 11 horas, com repetição às 17 e às 23 horas.