Parem de Brincar com o Algarve
por José Mateus (consultor de comunicação e autor do blogue CLARO)
Portugal tem 2 ou 3 marcas globalmente afirmadas e conhecidas. Vinho do Porto, Benfica e… Algarve. E nem mais uma. Talvez a Sonae tenha as condições para se tornar uma marca global, se Belmiro quiser. Mas por agora as que há são estas: Vinho do Porto, Benfica e Algarve. Há… Quer dizer, havia… Porque, estupidamente, alguém decidiu assassinar uma das nossas poucas marcas. Alguém decidiu matar a marca Algarve…
É mau de mais para ser verdade! Supõe-se que este assassinato foi orquestrado pelo ministro da Economia, um tal Pinho, que deve ter pago por isto uma nota preta a um publicitário pateta.
Esta idiotice, que se pagou e paga caro, revela ainda que existe gente em Lisboa que trata o Algarve como uma colónia… E os algarvios deixam! Veja-se o silêncio do PS, apenas quebrado por José Apolinário, da Câmara de Faro… Está bem que, ao que me dizem, o PS Algarve é agora dirigido no terreno por Sérgio Viana, que não é homem de discursos, mas, que diabo, diante de uma enormidade tão grande como esta do ALLgarve, o PS tinha de dizer alguma coisa! Para que, pelo menos, se saiba que existe. Mas não… Só Apolinário tem voz e existência.
Apetece brincar com a “pinhoada” do ALLgarve.
Dizer que facto do Ministério da Economia ficar na rua da Horta Seca o tornou num… deserto de inteligência.
Dizer que agora há o ALL entejo, a ALLqueva, a ALL mada o ALL meirim e o ALL cochete… etc. etc. etc.
Imaginem só que este pobre ministro era gestor de marcas… antes que alguém tivesse tempo do despedir, ele iria mudar o nome à IBM para OBM, a Coca-Cola passaria a Coca Co/a, a Microsoft a Macrosoft etc.
Será possível um país da Europa ter um ministro da Economia que não sabe o que é uma marca e não sabe o seu valor? E se porta como um colonialista?
Por favor, PAREM DE BRINCAR COM O ALGARVE!
NOTA: Os comentários de José Mateus são emitidos todas as terças-feiras, às 11 horas, com repetição às 17 e às 23 horas.
Portugal tem 2 ou 3 marcas globalmente afirmadas e conhecidas. Vinho do Porto, Benfica e… Algarve. E nem mais uma. Talvez a Sonae tenha as condições para se tornar uma marca global, se Belmiro quiser. Mas por agora as que há são estas: Vinho do Porto, Benfica e Algarve. Há… Quer dizer, havia… Porque, estupidamente, alguém decidiu assassinar uma das nossas poucas marcas. Alguém decidiu matar a marca Algarve…
É mau de mais para ser verdade! Supõe-se que este assassinato foi orquestrado pelo ministro da Economia, um tal Pinho, que deve ter pago por isto uma nota preta a um publicitário pateta.
Esta idiotice, que se pagou e paga caro, revela ainda que existe gente em Lisboa que trata o Algarve como uma colónia… E os algarvios deixam! Veja-se o silêncio do PS, apenas quebrado por José Apolinário, da Câmara de Faro… Está bem que, ao que me dizem, o PS Algarve é agora dirigido no terreno por Sérgio Viana, que não é homem de discursos, mas, que diabo, diante de uma enormidade tão grande como esta do ALLgarve, o PS tinha de dizer alguma coisa! Para que, pelo menos, se saiba que existe. Mas não… Só Apolinário tem voz e existência.
Apetece brincar com a “pinhoada” do ALLgarve.
Dizer que facto do Ministério da Economia ficar na rua da Horta Seca o tornou num… deserto de inteligência.
Dizer que agora há o ALL entejo, a ALLqueva, a ALL mada o ALL meirim e o ALL cochete… etc. etc. etc.
Imaginem só que este pobre ministro era gestor de marcas… antes que alguém tivesse tempo do despedir, ele iria mudar o nome à IBM para OBM, a Coca-Cola passaria a Coca Co/a, a Microsoft a Macrosoft etc.
Será possível um país da Europa ter um ministro da Economia que não sabe o que é uma marca e não sabe o seu valor? E se porta como um colonialista?
Por favor, PAREM DE BRINCAR COM O ALGARVE!
NOTA: Os comentários de José Mateus são emitidos todas as terças-feiras, às 11 horas, com repetição às 17 e às 23 horas.
Alguém se chateou com a campanha SPORTugal ou com o Portugal All Summer de 2006?!
Alguém acreditará que o Governo pretende mudar o nome da nossa região?!
Alguém já protestou que o principal espaço da região autónoma dos Açores seja o AZORES.NET?!
E, já agora, será de alterar o sítio da Associação Sotavento Algarve que, para quem não sabe, é EASTALGARVE.COM?!
O inglês faz parte da nossa vida, é uma ferramenta imprescindível de sucesso profissional e, na minha modesta opinião, deveria ser ensinado nas escolas algarvias a partir dos três anos de idade, assim como as artes e o desporto.
Não façam mais confusões...
não faz sentido. é uma marca conhecida mundialmente. já agora para o novo aeroporto fica a dica, ALL Ota.
poupem-nos...
A única pena é gastarem tanto dinheiro para promover a região na altura do ano em que isto está completamente cheio!!!
Está decidido, este ano vou para o barrocal ou... para a serra. Por enquanto, continuo fiel ao ALGARVE!!!
Como diria um amigo meu, velha raposa das politiquices, "falem bem ou falem mal, falem de mim, por favor!"
Com tanta polémica inútil e patriotismo pacóvio, está visto que este ano o Algarve vai ficar... overbooking!
Pois sim, ó borboleta, mas os americanos pagaram bem para que o sítio dos açores seja na língua deles. E, vocês, algarvios quanto é que dão a ganhar ao país?!
Assim como o Algarve foi acrescentado com aquele outro "l" globalizante (sofreu uma epêntese), também podia dar-se o caso de o ministro sofrer uma apócope do "g" e ficar cognominado de "alarve". As regras de evolução fonética são inconscientes, mas universais, portanto também se aplicam aos ministros...
Com aquele ar de Betinho da Linha, Manuel Pinho veio anunciar a criação do nome Allgarve. Vieram alguns insurgir-se contra esta adulteração do bom português
[recebi mesmo, por e-mail, a indignação de uma associação que usa também um nome bem português, Eastalgarve, de que sou presidente da Mesa da Assembleia Geral].
É óbvio que Algarve é um nome inglês bem conhecido internacionalmente e que não beneficiará com a alteração. Mas do Betinho da Linha que se esperava?
E se lhe espetássemos, a seguir ao Manuel Pinho o nome Algarve, sem g?