O enfraquecimento dos Direitos Humanos
por Albino Martins (director do Centro Paroquial de Cachopo)
O Papa Bento XVI publicou em 8 de Dezembro de 2006 a sua Mensagem para o Dia Mundial da Paz (ocorrido em 1 de Janeiro).
De entre os temas focados, o Papa advertia contra as visões redutoras do ser humano que, em seu entender, estão na origem do enfraquecimento dos Direitos Humanos, consagrados pela Declaração Universal, assinada em 1948 e que no seu entender atentam contra a Paz.
Vem encorajar-nos a que devemos afirmar os Direitos da Pessoa Humana, fundamentá-los em bases sólidas, torná-los matéria de actualidade e exigir que figurem nas agendas políticas.
Não foi necessário esperar muito, nem sequer que o Dia Mundial da Paz chegasse para que a humanidade inteira, lhe desse razão: “A Paz verdadeira exige o respeito pelos Direitos Humanos”.
A execução de Saddam Hussain é uma notícia trágica e foi sem sombra de dúvidas, uma violação dos Direitos Humanos.
A repercussão mediática que teve merece repúdio. O assassinato de um criminoso, ainda que efectuado por decisão da justiça iraquiana, não contribui para a reconciliação naquela nação. A Paz ficou mais difícil de alcançar. Oxalá me engane!
A guerra no Iraque continua sem fim à vista e quase diariamente vem somando novas vítimas, muitas delas apanhadas nos mercados, nas escolas e noutros espaços públicos.
Desde Tavira, apelo à Reconciliação e à Paz.
Anulemos os sentimentos de vingança.
NOTA: Os comentários de Albino Martins são emitidos todas as sextas-feiras, às 11 horas, com repetição às 17 e às 23 horas.