terça-feira, maio 30, 2006

UMA NOTÍCIA, FINALMENTE!

por José Mateus (consultor de comunicação e autor do blogue CLARO)

Olá………… Viva………….. Como vamos nós por cá ?

Hoje, com uma boa notícia….

Mais do que numa crise económica passageira e de conjuntura, o Pais está empancado pelos interesses incrustados de velhas corporações… De facto – e apesar de toda a conversa da entrada na Europa -vivemos ainda uma espécie de neo-corporativismo salazarento a dominar a economia portuguesa. Interesses inscrutados e neo-salazarentos que se constituem como autênticas peias que impedem o desenvolvimento económico que a vida dos Portugueses precisa e sem o qual não sairemos nunca mais desta crise…

Trinta e tal anos depois do 25 de Abril caiu – finalmente – uma destas peias salazarentas. As farmácias deixam de ser uma coutada privada e abrem-se ao mercado. A medida chega pela mão de Sócrates e sobre ela só há uma coisa a dizer – para caso destes, oxalá nunca a Sócrates doam as mãos !

Finalmente, vamos deixar de ter caixas e caixas de medicamentos inúteis em casa. E consumir apenas o que for necessário para a cura. Outra medida que demorou tempo a chegar. Veremos como reage a indústria e as farmácias. E quanto tempo será necessário para a pôr em prática. Mas, seja como for, é outra excelente medida de Sócrates.

Claro que os senhores da corporação chamada associação nacional de farmácias não gostaram da coisa e fizeram tudo para a impedir, como agora fazem tudo para lhe dar um ar polémico…

Porém e como já ouvi a polémica não faz qualquer sentido e os portugueses percebem perfeitamente o que é bom para eles…

Se você pode ter um restaurante, mesmo sem saber estrelar um ovo… e se qualquer um pode comprar uma rádio, sem ser radialista, Qual é então o problema de qualquer um ter uma farmácia não sendo licenciado em farmácia ? Só precisa ter um director técnico qualificado e certicicado….

Com esta liberalização introduzido por Sócrates, com este desmanchar de mais um entrave salazarento, vai haver mais farmácias. Mais farmácias significa mais concorrência e maior e melhor oferta . E como Sócrates estabelece um tecto máximo para os medicamentos mas não um mínimo, até teremos saldos e promoções de remédios.

Este Governo parece, pois, ter entendido o essencial que antes ninguém quis entender: a função de um governo hoje não resolver os problemas da economia (nem tem nenhum instrumento para o fazer…) mas sim resolver os problemas que impedem a economia de funcionar! Só assim sairemos desta crise… Só assim conseguiremos um país realmente novo e democrático, de que nos possamos orgulhar e que nos garante bem-estar e desenvolvimento…

Continue, pois, o Zé Sócrates a cortar a direito… Oxalá.

NOTA: Os comentários de José Mateus são emitidos todas as terças-feiras, às 11 horas, com repetição às 17 e às 23 horas.

1 Comments:

Anonymous Anónimo said...

se tens um programa de radio em que obrigas as pessoas a ouvir-te lamento por essas pessoas no entanto penso que nao deves ter grande audiencia.
sabes que o governo do durao barroso liberalizou o preço dos combustiveis agora com essa medida abasteces o carro com menos dinheiro as oticas podem abrir em qualquer esquina achas que as lentes ou os oculos sao mais baratos por isso? jovem muda de politica pois este governo e igual a todos os outros dos ultimos 30 anos
tchau cuida te

8:30 da tarde  

Enviar um comentário

<< Home