terça-feira, maio 09, 2006

Crónica n.º 5

por José Mateus (consultor de comunicação e autor do blogue CLARO)

Olá…Viva…Como vamos nós por cá…?

Nem tudo é mau… Mas… continuamos a perder oportunidades… Este congresso do PS/Algarve, por exemplo, foi uma oportunidade perdida… um congresso nado-morto. Não havia luta pelo poder, Miguel Freitas, como bom aparatchik, tinha tudo controlado e sem oposição… portanto, era uma excelente ocasião para discutir o Algarve… discutir ideias para fazer do Algarve uma região próspera e agradável para viver. Porém…

Diga-me, você, sabe alguma ideia saída deste congresso socialista…? Eu não… Foi portanto mais uma oportunidade perdida…

Este congresso só deu para perceber que, a nível nacional, o PS/Algarve perdeu peso político… Então não havia no Largo do Rato ninguém para vir às Gambelas…? É certo que José Sócrates estava no congresso do PS/Porto… Que o incontornável Jorge Coelho estava ocupado em Lisboa… Mas que diabo! Não havia ninguém disponível além do iberista confesso e ex-comunista… não havia ninguém mesmo do PS?

Enfim… Mário Lino veio dizer que a ligação ferroviária Faro-Huelva será feita… “oportunamente”. Estamos conversados! E da Foupana… Nickles! Também aqui estamos conversados!

O PS merece mais… E o Algarve também!

O congresso encerrou com uma brilhante votação! A lista de 99 membros recolheu pouco mais de uma centena de votos… Ou seja, além dos candidatos, mais uma dúzia de pessoas votou esta lista!... Também aqui estamos conversados!

Mudando de assunto.

A Região de Turismo comprou uma réplica de caravela por 400 mil euros… mas não tem dinheiro para a manter! Está tudo dito, não é verdade?

Enfim, para que nem tudo seja negro, uma nota positiva.
A flor de sal de Tavira foi premiada em Bruxelas pelos grandes chefes europeus da gastronomia… É uma boa notícia e representa uma abertura para a afirmação deste produto algarvio no mercado internacional. É disto que precisamos… Oxalá…

NOTA: Os comentários de José Mateus são emitidos todas as terças-feiras, às 11 horas, com repetição às 17 e às 23 horas.