sexta-feira, abril 28, 2006

A Barragem de Odelouca

por Henrique Dias Freire (jornalista, director do Postal do Algarve e administrador do CENJOR)

“Algarve com Mais Prazer” é uma iniciativa que está integrada na campanha de sensibilização ambiental anunciada ontem pela RTA - Região de Turismo do Algarve.

Trata-se de uma acção conjunta da RTA e do Plano Regional de Turismo do Algarve e pretende sensibilizar os viajantes para a necessidade de proteger o ambiente e reduzir a poluição.

Esta acção de sensibilização ambiental estende-se até ao final do ano e está orçada em 500 mil euros, cerca de 100 mil contos, moeda portuguesa.

Vai contar com 55 cartazes colocados nas principais estradas do Algarve que alertam para o tempo que a natureza demora a absorver uma ponta de cigarro, um saco de plástico ou uma garrafa de vidro.

Esta campanha conta com mais de 1.200 alunos de 30 escolas do 1º Ciclo do ensino básico que estão a construir até 8 de Maio vários objectos lúdicos com recurso à reciclagem com o objectivo de consciencializar a população escolar e pais para o reaproveitamento de materiais.

Estimular os jovens e por arrastamento os pais, além de, dizem eles os “viajantes” pelo Algarve, para adoptarem no dia a dia comportamentos que não lesam o ambiente é tarefa merecedora de reparo e por que não dizê-lo é uma atitude a elogiar.

O ambiente ganhou, a partir da década de 70, uma posição inestimável. Hoje é sem dúvida uma prioridade em qualquer sociedade de valores democráticos.

Em 2003, a obra da Barragem de Odelouca, no Barlavento algarvio, foi suspensa pela União Europeia, em resultado de uma queixa da Liga de Protecção da Natureza, que invocou a violação de directivas comunitárias ambientais e a destruição de habitats.

Esta semana, a Comissão Europeia deu luz verde, tendo Bruxelas garantido o financiamento de cerca de 80% dos 40 milhões de euros, necessários para a sua conclusão agora prevista para o ano de 2009.

Independentemente das boas intenções ambientalistas de não violar directivas comunitárias ambientais e de evitar a destruição de habitats, fica a certeza que se a construção da Barragem de Odelouca tivesse avançado conforme o inicialmente previsto, a seca de 2005 não teria sido tão grave para a região algarvia.

Fica a dúvida do custo/benefício de tudo isto. Mas fica certo, que até 2009 a seca pode voltar a “assombrar” o Algarve. E mais do que tudo isso, garantia não há que uma nova queixa na União Europeia volte a paralisar as obras da Barragem de Odelouca.

Até para a semana!


NOTA: Os comentários de Henrique Dias Freire são emitidos todas as sextas-feiras, às 9 horas, com repetição às 15 e às 21 horas.

2 Comments:

Blogger Verena Sánchez Doering said...

es muy agradable escuchar desde el ultimo lugar del mundo musica de tu bello pais
un abrazo uniendo la geografia


besos y sueños

2:22 da manhã  
Anonymous Anónimo said...

É verdade, tendo seguido os vossos artigos de opinião aqui em França, não poderia deixar de registar este acontecimento...

Agora, para além de ler e comentar as intervenções, também já podemos escutá-las em directo, a partir de qualquer ponto do Mundo. Parabéns pelo vosso esforço!

4:46 da tarde  

Enviar um comentário

<< Home