Dia Internacional do Idoso
por Albino Martins (director do Centro Paroquial de Cachopo)
Comemora-se a 1 de Outubro, o Dia Internacional do Idoso.
Graças ao contributo da medicina, assiste-se hoje ao prolongamento da vida humana. Isto exige que se dedique uma atenção mais específica ao mundo da chamada terceira idade, para ajudar estes, a viver plenamente as suas capacidades, bem como a dar assistência aos idosos, quando estes fragilizados pela doença, passam momentos difíceis.
Havemos de estar na sociedade atentos, por forma a defender os nossos idosos, sobretudo quando o enfraquecimento das suas forças, limitam-nos nas suas capacidades de autonomia.
Comemorar o Dia Internacional do Idoso é assumir perante eles, uma mudança de atitude, a começar pela família e a acabar no Estado – mudança que não limite os idosos a uma questão de dinheiro para pagar reformas e lares, onde se acolhe os mais pobres ou doentes.
Se os jovens e as crianças de hoje continuarem a ver as famílias, por comodismo ou falta de condições, a abandonar os seus membros mais idosos em lares ou a deixá-los na tristeza da solidão; se virem o Estado ignorar e deixar sem apoio as famílias que desejam conservar os seus familiares mais idosos junto de si; se verem que o Estado e a sociedade em geral não têm lugar para os idosos e sem saber como lhes pagar as pensões, então este problema será eterno e continuaremos a celebrar o Dia Internacional do Idoso, sempre falando de exclusão, em vez de reconhecer todo o bem que nos proporcionam e os valorizar como merecem.
Apelo neste 1 de Outubro de 2006 a que visitem os vossos idosos. Façam-no sem pressas. As vossas manifestações de afecto e carinho são muito importantes.
NOTA: Os comentários de Albino Martins são emitidos todas as sextas-feiras, às 11 horas, com repetição às 17 e às 23 horas.