terça-feira, junho 13, 2006

ACABAR COM A BALDA!

por José Mateus (consultor de comunicação e autor do blogue CLARO)

Olá ... Viva ! Como vamos nós, por cá ?

Pois, pior que podíamos… e isto por falta de organização, por causa da balda…

Portugal gasta muito mais dinheiro com a educação que a Irlanda ou que a média europeia… Desde há anos, que somos uns campeões do esbanjar dinheiro… É a velha e relha fórmula do “É fartar, vilanagem”...

Em matéria de resultados é que estamos mal… passamos o tempo a atirar carradas de dinheiro para cima dos problemas e, no fim, apresentamos resultados que são…inapresentáveis !

Então, como é que, gastando menos, os outros fazem melhor… Porquê ?

Porque não queimam o dinheiro, porque se organizam, porque não deixam as coisas “andar à balda”, porque marcam objectivos e exigem que eles sejam cumpridos…

Porque entendem que as escolas servem para ensinar – a ler, a escrever, a saber matemática e a saber pensar – e não servem para os meninos brincarem e fazerem o que lhes dá na sua infantil bolha…

Para se ter uma ideia da balda, basta perguntar a qualquer criancinha como se passam as coisas na sua escola e que diabo é que ela aprendeu… E como são os professores…

Os professores… Diz o Correio da Manhã de hoje que os sindicatos dos professores tinham 1327 professores requisitados para “trabalho sindical” (seja lá isso o que for…) e que esses 1327 0rofessores nos custam 8 milhões por ano!

O governos de Sócrates quer reduzir este "farrabadó" a 250… E, claro, eles acham pouco!

Só digo uma coisa: que Sócrates e a Ministra da Educação os consigam pôr todos – mas todos – a trabalhar, a dar aulas… Que é para isso que lhes pagamos! E acabar com a balda .

Oxalá!

NOTA: Os comentários de José Mateus são emitidos todas as terças-feiras, às 11 horas, com repetição às 17 e às 23 horas.