Festa dos Presépios nas Aldeias do Algarve
por Albino Martins (director do Centro Paroquial de Cachopo)
Pelo quarto ano consecutivo, a Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional, organizou a Festa dos Presépios nas aldeias do Algarve.
Este ano participaram 24 aldeias e todas elas abraçaram com entusiasmo o regulamento da iniciativa.
A distribuição de tarefas, a escolha dos locais para a montagem dos presépios, mexeu com as diferentes localidades e fez compreender que as belas iniciativas só são possíveis, com o empenho da comunidade. Recriaram um verdadeiro espírito natalício.
Destaque para as tradições populares de cada aldeia, sua criatividade e expressão artística, reactivando técnicas artesanais e utilizando matérias-primas locais.
Foi com este espírito simples e despojado que cada aldeia construiu o seu presépio, dando espaço, tempo e oportunidade em cada gesto para que Jesus renasça no nosso coração, tornando-o mais humano porque mais cristão.
Centenas de cidadãos nacionais e estrangeiros visitaram os presépios, deixado registado no livro de cada aldeia, opinião elogiosa que a todos aumentou a auto-estima, único prémio esperado por quem se entregou de corpo e alma a esta iniciativa.
A cerimónia de encerramento ocorreu no passado sábado, 20 de Janeiro, nas instalações do Inatel em Albufeira.
Visionou-se um filme com imagens de todos os presépios das aldeias, recebeu-se um diploma de participação e fez-se festa.
Existe um sentimento de cumplicidade e muita amizade entre todos os participantes. Por isso não foi de estranhar o gesto que se repete em cada ano de troca de presentes entre as aldeias irmãs, oferecendo cada uma o que de melhor se produz em cada freguesia.
NOTA: Os comentários de Albino Martins são emitidos todas as sextas-feiras, às 11 horas, com repetição às 17 e às 23 horas.