terça-feira, abril 04, 2006

Melhorar as condições para evitar a emigração


por Rui Horta (advogado e dirigente do PSD-Tavira)

Um tema marcante nos últimos dias, nas últimas semanas, que se prende com a situação do emigrantes no Canadá. Devo dizer que é com alguma vergonha, entre aspas, mas com algum desapontamento que vejo os nossos emigrantes portugueses envolvidos nestas situações...

Primeiro que tudo porque é lamentável que o nosso país não tenha conseguindo ainda ultrapassar isto, quer do ponto de vista económico e social forma de ultrapassar isto, forma de evitar que os nossos emigrantes tenham que se ausentar, que os nossos trabalhadores tenham que ir lá para fora em procura de melhores condições de vida!

Também que por uma questão de conhecimentos. Nós, portugueses, teríamos que estar melhor informados destas coisas. É triste que se parta para um país estrangeiro sem um visto em condições, com um visto turístico. E depois se pretendemos exercer uma actividade, devíamos estar melhor preparados para isto!

Também não concordo muito com a deslocação do nosso Ministro dos Negócios Estrangeiros para tratar disto, colocou-nos numa posição muito embaixo e estamos a dar-lhe muita importância. Deveríamos tratar disto de outra forma, chamando cá o embaixador canadiano ou uma outra situação...

Concluo dizendo que forçosamente temos que melhorar as condições económicas e sociais para evitar que os portugueses tenham que se ausentar para encontrar melhores condições de vida noutros países!

NOTA: Os comentários de Rui Horta são emitidos todas as terças-feiras, às 7 horas, com repetição às 13 e às 19 horas.

2 Comments:

Anonymous Anónimo said...

E qual é a solução?! Polvilharmos o país de Alberto Joões, Macários e Isaltinos?!

Nem assim, pois até o primo teve que ir para a Suiça! Como faremos?! COmo faremos?!

7:15 da manhã  
Blogger Pete said...

O caminho para o desenvolvimento consolidado parece estar a surgir, mas contínua-me a parecer que o desenvolvimento económico é um dos nossos menores problemas.
O nosso maior problema prende-se com a falta de qualificações e aptidões profissionais quer dos trabalhadores, quer dos empregadores. Sendo que dentro da categoria dos empregadores existe um problema imenso que é a falta de visão empresarial, de dinamismo, capacidade de evolução e aposta em pessoal qualificado.
Os nossos empregadores infelizmente preferem, mil vezes, pagar a uma pessoa que não saiba fazer, ou não gosto do que faz, do que pagar a quem saiba e a quem goste do que faz; porque sai-lhes mais barato no imediato.

Um abraço,

Pedro Gonçalves.

1:27 da tarde  

Enviar um comentário

<< Home