O ano da mobilidade
por Jamila Madeira (economista e deputada do PS no Parlamento Europeu)
A União Europeia é um espaço de cidadania, é um espaço de paz e é um espaço de prosperidade, que tem vindo a procurar resolver sempre os problemas com que os cidadãos se tem vindo a deparar, que tornam impotente um Estado completamente isolado no contexto mundial como o desemprego, a globalização, os problemas ambientais e, mesmo, o terrorismo.
Neste sentido, e no seguimento daquilo que foi aprovado em 2000 no contexto da Estratégia de Lisboa, é necessário o reforço da articulação e é preciso que as medidas e as iniciativas mais bem sucedidas no âmbito da mobilidade possam sejam promovidas, como é o exemplo do Erasmus, enraizando o espírito europeu sobretudo entre os estudantes.
2006 é o Ano Europeu da Mobilidade dos Trabalhadores e pretende contribuir para tornar reais as possibilidades de emprego e diminuir o fosso entre o posto de trabalho e o potencial trabalhador. Resolve assim os bloqueios de linguagem, de curriculum, de reconhecimento de qualificações. Mas pretende também abrir caminho para aquilo que é mais o ponto difícil e crucial desta mobilidade, que é a convergência e a garantia em matérias de direitos sociais e de protecção social.
Com isto, não só transportaremos para os trabalhadores a verdadeira cidadania europeia, como procuraremos resolver o assustador flagelo desemprego na União Europeia!
NOTA: Os comentários de Jamila Madeira são emitidos todas as segundas-feiras, às 7 horas, com repetição às 13 e às 19 horas.